quinta-feira, 9 de abril de 2009

Por que não "anuais"?


Agora que está na moda falar das mudanças na Língua Portuguesa,

gostaria de propor uma alteração.

Quero eliminar o significado de “relativo a ano” da palavra “anais”.

Entendo que o duplo sentido pode causar constrangimentos

desnecessários.

Nunca me sinto confortável a pronunciar "anais" em voz alta

porque é inevitável que não me passe nada engraçado pela cabeça.

Ás vezes, numa reunião bem séria, alguém que nunca falaria

“bunda” enche a boca para dizer que “Consta nos ANAIS da

Academia Brasileira de Letras...”

Escuto sem rir porque sei que está certo, mas será que não é

um erro usar a mesma palavra para coisas tão diferentes?

Ânus e ano não têm absolutamente nada a ver.

Um comentário:

  1. Oi Saroca! Adorei todas as tuas postagens. Desde que te conheço acho tuas filosofias maravilhosas. Sempre fico pensando, como não pensei nisso antes... Sempre fico com vontade de ouvir mais um pouco. Acho engraçado algumas coisas também. Quanto a essa dos "ANAIS" eu concordo plenamente contigo. Me dá agonia ler os ANAIS da psicologia. E acabo não lendo porque esse nome é pouco convidativo e ainda me lembra as coisas de Freud... Que não me atraem muito na prática. ANAIS parece uma coisa tão chata e enjoativa. Mas se fosse ANUAIS eu lia porque entenderia que seria "o resumo do importante do ano". hehe!

    ResponderExcluir

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão.

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão. Vou explicar o motivo para que vocês se saiam melhor do que eu. Desemprego mata a aut...